7.5.13

Morando no Canadá

Para fechar as postagens sobre cada um dos meus intercâmbios, hoje vou falar um pouco da minha experiência no Canadá, mais precisamente em Montreal. Foi o meu segundo intercâmbio, fui pra lá em dezembro de 2011 e fiquei até março de 2012. Como já tinha aprendido inglês na Africa do Sul, meu objetivo no Canadá era dar um up no francês. Antes de ir eu já fazia curso de francês há dois anos e meio no Brasil.




(Assisti esse vídeo umas mil vezes antes de ir pra lá, foi assim que tive certeza que estava fazendo uma excelente escolha! Vem ver:)






Por que escolher Montreal?

Montreal é uma cidade grande e muito movimentada. Sua língua "oficial" é o francês, porém é uma cidade completamente bilíngue. Eu não levava muita fé nisso até chegar lá, mas é a pura verdade. As pessoas são tão bilíngues que conseguem em uma mesma conversa mudar do inglês para o francês (e vice-versa) sem ninguém notar. É SUPER natural. Esse foi, sem dúvidas, o maior motivo que me levou a escolher Montreal.



Fiz esse intercâmbio junto com meu irmão e um colega. Os dois não falam nada de francês e queriam um intercâmbio para estudar inglês. Como queríamos viajar juntos, encontramos a solução em Montreal. Enquanto eu fazia minhas aulas de francês, eles faziam, no mesmo curso, aulas de inglês. Parece meio doido quando a gente fala assim, mas na prática é muito normal.

Pra mim foi maravilhoso, desenvolvi bastante meu francês e pratiquei meu inglês, tudo em um só intercâmbio. É um lugar válido tanto para quem quer aprender francês quanto pra quem quer aprender inglês. Sensacional, né?

Se eu pudesse descrever o Canadá em uma só palavra escolheria, sem sombra de dúvidas, a palavra organização. Ações que tomam conta do seu dia-a-dia por lá: Separar o lixo para reciclagem (qualquer lixo, na rua e em casa), atravessar a rua só quando o sinal estiver verde (SEMPRE, mesmo se não tiver carro nenhum e for 3 da manhã), ficar em fileira na escada rolante deixando o lado direito completamente livre pra quem estiver com pressa, entre outras ações civilizadas que passam a ser parte do seu cotidiano, mesmo pra quem nunca foi acostumado a fazer isso antes.


Se você, assim como eu, pretende passar o inverno por lá, só digo uma coisa: Prepare-se. É muito frio! Chegamos a pegar -23 graus celsius (não sei achar o símbolo no lap). É TENSO, mas viver em um lugar com um clima completamente oposto do que você está acostumado é uma experiência maravilhosa. Depois de um tempo você acostuma a sair com 20mil roupas e comemora quando a temperatura fica perto de 0 (Ê, calooooor! Vamos pra piscina?) Também é lindo passar natal e ano novo com bonecos e floquinhos de neve, nos sentimos em um filme.





Então se você estiver indo ou pensando em ir para o Canadá, pode ter certeza que você fez uma escolha muito boa. Vai ser uma experiência e tanto! 

Para você que quer saber sobre meu intercâmbio na Africa do Sul clique aqui. Se você quer saber sobre o  meu atual intercâmbio nos EUA clique aqui, para saber precisamente de dicas de viagens pela Flórida clique aqui.

Beijos!

9 comentários:

  1. Do calor do Brasil para o frio do Canadá deve ser complicado, porém gostoso! Eu amo frio, logo iria me dar bem por aí. E que lugar lindo *-*

    Beijos!

    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu curto no seu blog, Nanda? É que é todo pautado em cima das suas verdadeiras experiências. Em qualquer assunto e aspecto.
    Eu ando meio cansada desses blogs com propagandas de produtos de beleza que a blogueira em questão jamais usou, e dicas de viagens que elas escrevem à partir de experiências alheias.
    É falso. É feio. É escroto! hehehe

    Adoro ver que você coloca suas fotos, suas vontades e seus gostos.
    Please! Nãos e contamine!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah linda, muito obrigada! É, pra mim também faz mais sentido falar sobre assuntos que eu sei e recomendar produtos que eu usei. Concordo plenamente hahahaha

      Excluir
  3. A propósito... Depois dá uma conferida e opinião no meu layout novo? ;)

    ResponderExcluir
  4. Lindaas as fotos, ainda quero viajar pra la

    http://pipocacarolmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, ao vivo consegue ser mais bonito ainda :)

      Excluir
  5. Olá! :)
    Por acaso achei seu blog aqui, e vendo as fotos descobri que vc é da minha faculdade ahahahaha comassim?! (faço Arq na UFF), mas não te vejo nunca lá, ce já se formou?
    Enfim, adorei esse post! Fiz uma matéria agora com franceses e me deu uma vontade enorme de fazer intercâmbio na França e aprender francês! Pena que eu não sei nada e já to no final da faculdade, não dá mais tempo pra isso :/
    Mas muito engraçado essa de falarem duas linguas ao mesmo tempo HAHAHA Fiquei muito curiosa pra conhecer esse lugar!
    Beijão!

    http://tatudocaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim mais blogueiras da UFF? hahaha Adorei! Pois é, ainda não me formei não, sou um pouquinho old na facul.. mas também ja estou trancada há dois semestres. Ahh vou fuxicar seu blog! hahah Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...